quarta-feira, 16 de julho de 2014

Falando sobre Música...

Sinfonia: (italiano; Grego - Sinfonia -> Agrupamento de vozes, sons)
Termo surgiu no Renascimento (Na música indica o período do primeiro quarto do Século XV ao final do século XVI), referindo-se a um certo tipo de canção instrumental. No Barrroco foi usado para designar peças introdutórias, com caráter de Prelúdio*, até que em meados do do período passou a referir-se especificamente a peças instrumentais. A sinfonia como se conhece hoje consolidou-se em Mannheim e em Viena, onde Mozart e Haydn a consagraram como grande forma instrumental. A sinfonia Clássica, que foi definidora da forma posteriormente adotada, surgiu da abertura italiana barroca (movimentos: Rápido - Lento - Rápido) e era composta normalmente por quatro movimentos, sendo o terceiro deles evocativo de uma dança, o Minuetto**, posteriormente trocado, por Beethoven, pelo Scherzo***, que ligava-se a um Trio****. Além da sinfonia clássica existem: 
Sinfonia Concertante: Mais semelhante a um Concerto Grosso***** para dois ou mais solistas do que da sinfonia clássica. Surgiu em meados do período Barroco e é composta de apenas dois ou três movimentos.
Sinfonia de câmara: Uma composição sinfônica de menor porte dedicada a conjuntos de câmara, o termo surgiu a partir da Sinfonia de Câmara de Arnold Schöenberg, no início do século XX.

*Prelúdio - Refere-se a parte instrumental que antecede uma obra ou movimento maior, originou-se dos preparativos e aquecimentos feitos pelos músicos antes da execução de uma peça ou apresentação.

**Minuetto - Dança da corte Francesa a partir do século XVII, de andamento moderado e compasso ternário

***Scherzo - Do italiano, termo que remete à brincadeira. Surgiu no início do período barroco para designar um tipo de música ligeira.

****Trio - A partir do Barroco constituía a segunda dança das suítes executada após o minuetto e posteriormente a primeira parte do terceiro movimento da sonata e suas derivações (concerto e Sinfonia) Como o nome sugere os compositores escreviam a harmonia em três vozes ou simplesmente reduziam o número de executantes a três.

*****Concerto Grosso - Gênero orquestral do período Barroco em que um pequeno conjunto de solistas (concertino), atua à frente da orquestra (tutti)



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário