quarta-feira, 23 de julho de 2014

Falando sobre Música...

Concerto: (Italiano; Françês, inglês - Concert; Alemão - Konzert; Espanhol - Concierto)
No século XVII, referia-se genericamente à música para instrumentos e Vozes. A partir do século seguinte, passou a designar a composição, normalmente em três movimentos, em que um ou mais solistas se apresentam com uma orquestra.
Também pode designar, de forma genérica, qualquer apresentação pública de maiores dimensões, não importando se é erudito ou popular.

Missa: (Latim - Ite missa est: Ide, este é o final)
Rito católico romano, responsável pela composição de um enorme volume de obras e pela inspiração de outras tantas. Consiste basicamente no Próprio, parte de textos variáveis (Intróito, Gradual, Trato, Ofertório e Comunhão) e no Ordinário, de textos fixos (Kyrie eleison, Gloria, Credo, Sanctus Benedictus, Agnus Dei e Benedicamus Domino). A forma musical básica era de coro e instrumentos e foi sofrendo modificações sob influência profana, principalmente a partir do Renascimento e adquiriu características de Cantata* no período Barroco. A missa também foi empregada para finalidades ou inspirações não religiosas, como a obra de Liszt composta para o coroação de Francisco José, rei da Hungria.
Missa Brevis - Em meados do século XVI, designava um tipo de rito religioso mais curto. No período Barroco, a expressão passou a denominar também seções musicadas do Ordinário.
Missa de orgão - Coletânea de seções Polifônicas tocadas alternadamente entre o orgão e o coro, bastante praticada no período barroco, foi proibida pelo papa Pio X no início do século XX.
Missa de Réquiem - (Latim - Requiem œternum donna eis Domine: Deus, dê-lhe o descanso eterno, que inicia o ofício dos mortos)
MIssa para funeral, normalmente composta das seguintes partes: Intróito, Kyrie, Gradual, Seqüência, Ofertório, Sanctus, Agnus Dei, Comunhão e Responsório.
Missa paródia - Música litúrgica cujas seções utilizam uma obra polifônica.

*Cantata - Gênero essencialmente religioso de música vocal, surgiu no início do período barroco (principalmente na igreja Luterana), tornando-se um componente fundamental da dos serviços religiosos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário