quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Falando sobre Música...

Síncope: (latim - Syncopa; italiano - sincope; francês, inglês, alemão - syncope; inglês - syncopation)
Deslocamento do acento de um tempo ou parte dele para antes ou depois do tempo ou da parte dele que deveria ser naturalmente acentuada.

Fermata: (italiano - Parada/variação - corona; alemão - fermate; inglês - hold)
Prolongamento de uma nota ou pausa a critério do intérprete. Simbolizada por um semicírculo com a curva voltada para cima sobre um ponto, também pode indicar uma Cadenza*.

Contratempo: (inglês - up-beat) Tempos fracos de um compasso**. [Pode ser o nome dado aos dois pratos tocados em conjunto na bateria, conhecidos como hihat também]

Coda: (italiano - pequena cauda; italiano - conclusione; francês - crochet; inglês - tail; alemão - Notenfahne, Fahne; português - codeta)
Seção ou trecho que encerra um movimento ou peça. Na forma sonata é o trecho conclusivo, disposto logo após a recapitulação, que reafirma a tonalidade e imprime a idéia de final.

*Cadenza - (italiano) Trecho de ária ou concerto em que o solista exibe sua virtuosidade. Normalmente desacompanhada, a cadenza a partir do classicismo passou a se relacionar tematicamente com o movimento, desenvolvendo-se na dominante para ao final concluir na Tônica. [Podemos dizer que este foi o embrião do improviso]

**Compasso - (italiano - mistura; francês - mésure; inglês - measure, bar; alemão - Takt) Unidade métrica musical formada por grupos de tempos em porções iguais. Na partitura, delimita um trecho compreendido entre duas barras verticais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário