quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Falando Sobre Música...

Sonata - Originalmente, o termo designava uma peça instrumental escrita para instrumento solista, com ou sem acompanhamento, em contraposição a cantata, que era obra para vozes. Em sua forma primitiva, do final da idade média, derivou da Canzone*, e continha um único movimento fracionado, no período barroco consagrou-se a estrutura em mais de um movimento. A sonata da chiesa tem a estrutura básica de 4 movimentos (o primeiro e o terceiro lentos e o segundo e o quarto rápidos).Esta estrutura, também presente na sonata da camera, originou-se das principais danças da suíte barroca: Allemande, Courante, Sarabanda e Giga. A instrumentação mais comum no período empregava dois violinos e contínuo**, mas com o passar dos anos a sonata para um instrumento solista, com ou sem acompanhamento, foi se tornando mais frequente. No final do classicismo, sonatas para cravo, Clavicórdio ou piano solo tornaram-se comuns, e quando esses instrumentos combinavam-se ao violino ou outro instrumento, em virtude de sua própria evolução, o acompanhamento passou a assumir um papel de grande importância. Quanto a forma dos movimentos dos movimentos, o primeiro costuma seguir o padrão Sonata, propriamente dita, o terceiro emprega um minueto (mais tarde substituído pelo scherzo), e o último com frequência baseia-se em estruturas como a de um rondó ou variações. A partir do final do romantismo, a sonata desprendeu-se dos padrões formais tradicionais, passando a designar de forma genérica uma obra em um ou mais movimentos para um ou mais instrumentos solistas com acompanhamento ou em diálogo entre instrumentos com a mesma importância.  

Forma Sonata - (Inglês - sonata form; Alemão - Sonaten-form) Estrutura consolidada no Classicismo, aplica-se a um movimento ou peça como uma forma ternária evoluída. Consiste, basicamente de três seções (exposição, desenvolvimento e recapitulação), à qual podem ser acrescentados elementos introdutórios e conclusivos (introdução e coda, respectivamente). O modelo da forma sonata consolidou-se de tal maneira na música ocidental que, mesmo com o advento do do atonalismo e das técnicas modernas, continuou a ser frequentemente empregada durante o século XX.

*Canzone - (italiano - canção) Canção lírica curta, possivelmente originária da região de Provença, designa árias desprovidas de espírito narrativo.

**Contínuo - Baixo contínuo. (italiano - basso continuo; francês - Basse continue; inglês - throrough bass; Alemão - general bassbezifferten bass; Espanhol - bajo continuo; latim - bassus continuus) Parte inferior que rea tocada sem interrupção por instrumento de tessitura grave, principalmente no período barroco, e servia de base para a condução da harmonia. As partes para baixo contínuo costumavam ser cifradas, mas modernamente as partes já são escritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário